Ícone de pesquisa do Download.it
Advertisement

Programa de licença livre destinado a ações envolvendo formatação de discos com dimensões acima de 32Gb

Programa de licença livre destinado a ações envolvendo formatação de discos com dimensões acima de 32Gb

Vote: (37 votos)

licença do Programa: Grátis

Desenvolvedor: Ridgecrop Consultants Ltd.

Versão: 1.07

Funciona em: Windows

Vote:

licença do Programa

(37 votos)

Grátis

Desenvolvedor

Versão

Ridgecrop Consultants Ltd.

1.07

Funciona em:

Windows

Prós

  • Formata unidades maiores que 32GB
  • Funciona com extrema rapidez
  • Aplicativo portátil que não precisa ser instalado
  • Cria sistemas de arquivos compatíveis para dispositivos móveis
  • A interface extremamente simples facilita a formatação

Contras

  • Tem que ser executado como administrador
  • As unidades têm de ser verificadas após a criação
  • O formato completo pode levar horas

O FAT32 Format é um utilitário de dispositivo de armazenamento que permite aos usuários formatar praticamente qualquer unidade com o sistema de arquivos FAT32. Ele ignora as limitações impostas pelo Windows, dando-lhe assim a liberdade de formatar unidades maiores que 32GB com este sistema de arquivos. Ele adere a todas as especificações da própria estrutura de dados da Microsoft, o que significa que esses dispositivos devem funcionar com qualquer dispositivo em que estejam conectados.

São oferecidos como opções tamanhos de cluster tão baixos quanto 512 bytes e tão grandes quanto 65.536 bytes, para que você possa afinar o aplicativo para criar o tipo exato de sistema de arquivos que você gostaria. Os usuários de dispositivos móveis e câmeras podem selecionar uma opção que funcionará com seus equipamentos. Desde que a opção de formato rápido seja selecionada, a formatação deve levar apenas alguns instantes.

Executar o FAT32 Format como um usuário regular não funcionará, então você terá que dar a ele acesso de administrador. Quando você executar o programa pela primeira vez desta forma, você provavelmente receberá um prompt de Controle de Conta de Usuário Microsoft perguntando se você deseja executá-lo. Assumindo que você concorda com ele, você receberá uma janela que é quase idêntica à que o Windows lhe dá sempre que você quiser formatar um drive.

A grande diferença será o fato de que você não tem nenhuma opção de sistema de arquivos. Cada estrutura de dados criada pelo FAT32 Format terá uma tabela de alocação de arquivos de 32 bits. Os cartões de memória USB e cartões digitais seguros com 4GB de tamanho ou menores podem ser formatados com o sistema de arquivos FAT16 usando as próprias ferramentas do Windows, portanto isto não é tanto um bug quanto uma característica. Por isso, qualquer unidade com 32GB ou menor pode normalmente ser formatada com o sistema de arquivos FAT32 no Explorer, de modo que a maioria dos usuários só vai recorrer ao FAT32 Format se tiverem algum problema com as ferramentas padrão que lhes foram dadas.

Embora suporte uma opção de formato completo, isto poderia, teoricamente, levar horas. Os administradores de sistema poderiam usá-lo para limpar com segurança os discos antigos, embora outra ferramenta possa ser preferida para este trabalho. No entanto, é bom que o aplicativo forneça este recurso porque pode ser necessário para restaurar a funcionalidade a um pendrive não funcional.

Os menus suspensos são oferecidos para selecionar a letra do drive que você deseja formatar, bem como o tamanho da unidade de alocação preferida. Deve-se tomar cuidado extra para selecionar apenas a letra de unidade adequada, já que o FAT32 Format poderia apagar acidentalmente um sistema de arquivos perfeitamente bom caso contrário. Isto é verdade para qualquer utilidade de formatação, portanto não é necessariamente uma má marca contra este software em particular, mas os usuários querem ser cuidadosos.

Entretanto, desde que tenham selecionado a letra de drive correta, o FAT32 Format seguirá todas as outras configurações sem questionar, após fornecer ao usuário uma última chance de cancelar seus pedidos de formatação. Uma leitura das informações de depuração da linha de comando é oferecida em uma pequena janela de texto abaixo dos menus de opções, que pode ser útil para aqueles interessados em como as estruturas de dados são criadas.

Estes também são vitais para programadores e aqueles que criam sistemas de arquivos para trabalhar com dispositivos específicos. Por exemplo, alguns alto-falantes Bluetooth incluem slots USB e de cartões SD que dão aos usuários a opção de carregar um dispositivo de armazenamento externo com música ou programas de rádio para ouvir. Esses alto-falantes geralmente só funcionam com sistemas de arquivos FAT de 12, 16 ou 32 bits. Eles também podem ter outros requisitos específicos. Observando a janela de depuração, os usuários com conhecimento técnico podem ter certeza de que cumpriram todas essas diretrizes e podem começar a ouvir imediatamente.

Embora o FAT32 Format tenha sido projetado com este tipo de usuário em mente, ele também é bastante útil para jogadores que querem poder passar conteúdo para frente e para trás entre um console. Muitos consoles de jogos podem montar discos rígidos externos de 1-2TB, mas não conseguem ler nada além de FAT32 em algo tão grande. O FAT32 Format pode criar um sistema de arquivos totalmente compatível que funcionará com esses dispositivos. Os jogadores podem então adicionar filmes, música ou títulos de software ao disco e jogá-los a partir de seu console.

As estruturas FAT32 maiores vão exigir clusters de alocação bastante grandes e podem levar até 10 segundos para serem montadas, mas sua falta de outros tipos de sobrecarga as torna ideais para este tipo de aplicação. O FAT32 Format não acrescenta nenhuma de suas próprias sobrecargas, portanto não deve interferir muito no tamanho de armazenamento de qualquer unidade que ele formate. Uma vez terminado o processo, no entanto, há um passo adicional que a maioria dos usuários desejará dar.

Varreduras básicas de disco devem ser executadas sempre que você criar um sistema de arquivos com o FAT32 Format, uma vez que não é um aplicativo de formatação oficial. O uso do utilitário de linha de comando padrão do Windows chkdsk é mais do que suficiente para garantir que o aplicativo não cometeu nenhum erro e normalmente leva apenas alguns segundos para ser executado em um drive vazio. Assim que a inspeção terminar, o drive deve ser normalmente seguro de ser usado. Qualquer dispositivo formatado com o utilitário é como qualquer outro drive no que diz respeito aos componentes de software do sistema, portanto, eles são livres para manipular como de costume. Você pode criar pastas neles e mover arquivos com facilidade.

As etiquetas de volume também são sempre uma opção. O FAT32 Format tem uma barra de texto onde você está livre para inserir uma etiqueta de volume, embora normalmente seja melhor se você inserir algo em todas as letras maiúsculas. Espaços são permitidos, assim como os poucos caracteres especiais encontrados nos nomes tradicionais de arquivos 8.3. Isso significa que você pode nomear seu novo volume com algo que tenha um sinal de libra ou ponto de exclamação nele, sem receber uma mensagem de erro.

Sempre que você cria um novo volume sem lhe dar um rótulo, um em branco é preenchido que simplesmente corta qualquer nome personalizado no Explorer. Não há nenhuma exigência de que os usuários tenham que adicionar um rótulo. Ao contrário, o FAT32 Format inclui isto como uma questão de conveniência. Considerando que outros sistemas operacionais como GNU/Linux e macOS podem montar automaticamente unidades baseadas em suas etiquetas, pode ser uma boa ideia dar uma a qualquer dispositivo que será usado em mais de uma máquina.

A interoperabilidade é provavelmente a melhor característica oferecida pelo FAT32 Format. Os profissionais de tecnologia da informação que têm que trocar arquivos com máquinas rodando algo diferente do Windows podem formatar seus dispositivos com este aplicativo antes de carregá-los cheios de qualquer material que desejem trocar. Uma vez que eles conectem o dispositivo em outra máquina, ele será carregado da mesma forma que teria acessado qualquer outro drive.

Discos rígidos externos e discos de estado sólido são frequentemente formatados com NTFS, o que pode ser difícil de ler para sistemas operacionais não-Microsoft. O FAT32 Format fará um trabalho rápido desses discos, destruindo suas estruturas de dados existentes e criando novas estruturas básicas que são primitivas o suficiente para serem montadas com suporte total de leitura e escrita em outras máquinas. Embora o FAT32 possa ser um pouco mais lento que o NTFS em muitas situações, é muito mais compatível.

Televisões inteligentes e centros de entretenimento também devem ser capazes de ler os volumes criados com o FAT32 Format, o que pode ajudar a ampliar seu apelo. Infelizmente, este caso de uso particular pode fazer com que alguns usuários se deparem com um problema incomum que atormenta os sistemas de arquivos FAT32. Independentemente da quantidade de espaço que resta em um dispositivo, eles não podem nunca conter um arquivo maior que 4GB de tamanho.

Como esta é uma limitação do próprio sistema de arquivos, os desenvolvedores do FAT32 Format não foram capazes de encontrar uma forma de contorná-lo. Com exceção daqueles que têm que transferir arquivos de vídeo de alta definição ou imagens de disco de grandes máquinas virtuais, é improvável que muitos usuários se deparem com ele. Dito isto, é uma boa ideia ter isso em mente antes de usar o utilitário. Felizmente, é possível emparelhar o FAT32 Format com um programa de divisão de arquivos que pode deixar você cortar objetos enormes em pedaços menores. Isso torna possível contornar este problema com um mínimo de esforço.

Como o FAT32 Format ignora o estado existente de um disco, você deve ser capaz de usá-lo independentemente do tipo de tabela de partição que está atualmente em seu dispositivo de armazenamento. Em teoria, o Windows pode montar dispositivos externos que tenham uma tabela de partição GUID existente ou uma desenhada através do registro mestre de inicialização do driver. Entretanto, o sistema operacional só é capaz de montar automaticamente a primeira partição primária com a qual ele se depara. O FAT32 Format contorna esta limitação ao tratar cada disco que ele formata como um grande espaço de armazenamento.

Cada vez que o utilitário de formatação é executado, ele cria um grande volume com todo o espaço que é apresentado a ele. Sempre que você conectar o dispositivo a uma porta ou slot, o Windows irá então exibi-lo como se fosse um único pool para depositar objetos. Os volumes criados pelo programa funcionarão igualmente bem com o File Explorer e a linha de comando. O melhor de tudo é que isso acontece independentemente do tipo de tecnologia subjacente em que o dispositivo se baseia.

Ao contrário dos utilitários de disco reais que vêm com o Windows, o FAT32 Format não faz nenhum julgamento baseado em se você está formatando mídia de estado sólido ou um disco com pratos rotativos. Usuários que podem ter encontrado dificuldades para obter uma tabela de alocação de arquivos de 32 bits escrita em um disco rígido real poderão fazê-lo com apenas alguns cliques. Entusiastas da retrocomputação que têm que criar regularmente grandes volumes para trabalhar com sistemas operacionais mais antigos acharão esta característica especialmente prática. Ironicamente, ele também pode se mostrar atraente para aqueles que preferem sistemas de arquivos mais simples para uso em ambientes de produção.

Devido ao limite artificial de 32GB imposto aos volumes FAT32 pelo Windows, fotógrafos e programadores muitas vezes formatam suas unidades de backup com NTFS ou exFAT. Embora estes sejam sistemas de arquivos robustos, há aqueles que têm uma forte preferência por sistemas mais simples. Sistemas de arquivos sofisticados muitas vezes têm estruturas de dados adicionais, bem como diários, que podem eventualmente começar a causar desgaste nos dispositivos de armazenamento. Usuários que se encontram neste tipo de situação podem querer considerar o uso do FAT32 Format antes de armazenar arquivos em um dispositivo, a fim de garantir que eles tenham as estruturas de informação mais simples possíveis.

Tenha em mente que a utilização deste ou de qualquer outro utilitário de formatação destrói a matriz de armazenamento existente em um volume, o que essencialmente o apaga. Isso significa que você sempre terá que fazer backup de tudo o que você quer salvar antes de usá-lo. Em muitos casos, porém, esta é na verdade uma característica, uma vez que pode ser usada para limpar unidades antigas que têm uma série de arquivos obsoletos mais antigos que você não precisará usar novamente. Dispositivos corrompidos também podem ser limpos com apenas alguns cliques usando as opções padrão do aplicativo.

Talvez o mais importante seja o fato de que os usuários nunca terão que instalar o FAT32 Format. É um aplicativo portátil que é implantado como um único arquivo binário executável. Simplesmente descompactá-lo é tudo o que é necessário para executá-lo. Os usuários podem até mesmo excluí-lo uma vez terminado, o que é útil porque é improvável que a maioria das pessoas tenha que executá-lo com muita frequência, a menos que estejam fornecendo suporte em um laboratório de TI. No entanto, o tamanho do arquivo é tão pequeno que é improvável que você tenha problemas se simplesmente decidir deixá-lo em sua unidade de inicialização.

Devido à sua facilidade de uso e à sua conveniente capacidade de contornar algumas das limitações mais incomuns do Windows, o FAT32 Format provavelmente se tornará um acessório nos kits de ferramentas dos técnicos por muitos anos.

Prós

  • Formata unidades maiores que 32GB
  • Funciona com extrema rapidez
  • Aplicativo portátil que não precisa ser instalado
  • Cria sistemas de arquivos compatíveis para dispositivos móveis
  • A interface extremamente simples facilita a formatação

Contras

  • Tem que ser executado como administrador
  • As unidades têm de ser verificadas após a criação
  • O formato completo pode levar horas